Clã União
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GUIA INTERMEDIÁRIO P/ TW By: EndWorld (Ex-Major da SSGT)

Ir para baixo

GUIA INTERMEDIÁRIO P/ TW By: EndWorld (Ex-Major da SSGT) Empty GUIA INTERMEDIÁRIO P/ TW By: EndWorld (Ex-Major da SSGT)

Mensagem  Saladino Qui Abr 21, 2011 1:47 pm

Tutorial de Guerras Territorias (Intermediário)



Plano Tático: Considerações Iniciais.

GUIA INTERMEDIÁRIO P/ TW By: EndWorld (Ex-Major da SSGT) 15289963


Figura 1 –Modelo do guia básico (Sephz, 2008).

___Conhecendo o Território___


- O mapa é composto por dois fortes, um da guilda atacante e outro da guilda aliada. Para chegar até eles objetivando um ataque, existem três caminhos.

- A figura 1, no tutorial acima, nos mostra como A,B e C três caminhos que comunicam os fortes. Estes pontos numéricos e estes caminhos servem para facilitar o trabalho do líder em relação ao comando de posicionamento tático.
Caminhos A,B e C, foram substituídos por Direita, Esquerda e Meio para facilitar o entendimento dos jogadores.
Dez pontos numéricos também são visíveis no mapa. Estes pontos são os pontos em que existem torres. E foram substituídos por referencias mais básicas também para facilitar o entendimento.
Ex:
“Ponto 10” > “Torres de defesa do portão da direita”
“Ponto 6” > “Torres de defesa do meio”

Quando todos da guilda estiverem bem afiados em relação à TW, pode-se voltar a falar “Caminho C” ou “Ponto 6”.

- Jogadores sem catapulta, podem passear livremente pelo terreno inclusive voar sobre ele. O Bárbaro que estiver com a catapulta, só poderá passar seguindo na risca esses 3 caminhos. O Ideal de quem estiver defendendo é abater o Bárbaro da Catapulta ainda no percurso, embora uma defesa dentro do vão do forte, ainda seja muito mais eficiente (Sephz).

- Estão espalhadas torres de três tipos, como Sephz já citou, entre esses pontos numéricos. Nas torres Out-Fort existem dois totens, um aliado e outro inimigo. Existe um tutorial de como salvar o totem escrito por MaNiaC. A importância de salvar o totem é estar mais perto do ataque e não perder tempo fazendo o percurso a pé, montado ou voando. É importante também destruir o totem do inimigo para que este não seja teleportado para perto do seu forte.

___Organização dos Grupos___

- Na TW, o líder, pode organizar diferentes grupos de diferentes tipos ao decorrer da batalha e de acordo com a necessidade da situação em que a guilda se encontra.

- Essa organização é de fundamental importância para a Estratégia que o líder estiver preparando para a batalha, bem como o cumprimento sem questionamento dessa estratégia. Questionamentos só poderão ser feitos após a batalha, na Reunião Geral, se este tiver fundamentos.

- A função de cada classe já foi comentada acima, encaixando essas classes dentro de um grupo temos características específicas que ajudarão os líderes nas manobras táticas para melhor aproveitamento dessas classes.

-São os Grupos até agora conhecidos:

Grupos de Kill. Como o próprio nome já diz, sua função é matar quem estiver colocando a Estratégia em risco, sempre atento para o comando do líder para escolha do target do inimigo. Formado por: Arqueiros, Magos e Feiticeiros com Fênix. Os números podem variar de acordo com a demanda do clã, podem também ser adicionadas outras classes para dar suporte com buff e curas se tiver disponibilidade ou necessidade.

Grupo Tático: Composto de feiticeiras sua função é debuffar os Bárbaros da Catapulta para potencializar a defesa. Pode ser adicionadas classes de suporte. É um grupo muito versátil pois pode tornar-se um poderoso Grupo de Kill quando usa-se Pets de dano alto.

Grupo de Stum. Composto basicamente de guerreiros e dependendo do caso, alguns arqueiros também podem ser adicionadas outras classes para suporte dependendo da disponibilidade. Este grupo deixará o alvo parado Para um Grupo Tático efetuar os debuffs, no caso de um ataque, ou não deixar o Grupo Tático Inimigo se aproximar do Homem da Catapulta. Com a chegada da atualização de vôo, Arqueiros realizam a função de Stum aéreo. Sephz comenta a importância de Sacerdotes para contenção de avanço da Blackline Inimiga com suas skills de “Hold” e “Sleep”.

Grupo da Catapulta. O grupo de ataque, constituídos por Sacerdotes e Bárbaros, é sempre aconselhável colocar um guerreiro para buff de defesa e outro Bárbaro para buffar o aliado, caso seja vítima de uma feiticeira. Esse segundo Bárbaro também desempenha a função de pegar a catapulta, caso o Bárbaro principal venha a cair, dessa forma o ataque terá mais tempo na fronte de batalha ou no forte inimigo. Todos os outros grupos, durante o ataque, devem proteger este grupo pela óbvia razão deste grupo ser o grupo que levará o Ataque efetivo.

“- Fonte de Todo o Ataque são as pessoas que carregam a catapulta, TODO o ataque é focado apenas nela, grupos sem catapulta = grupos sem ataque, vale lembrar que Catapultas, Torres e Cristais não sofrem dano de jogadores, apenas de Catapultas(Fontes Principais de Ataque), consequentemente, nenhum grupo sem catapulta conseguirá derrubar torres ou cristais.”

SEPHZ

Grupo do Líder. Este grupo serve para proteção do líder na fronte de batalha para que este continue a comandar a guilda com liberdade de ações e movimentações sem morrer. Geralmente, esse grupo são os mais fortes da guilda por serem difíceis de morrer sem precisar de um grande suporte como o grupo da catapulta. Algumas guildas optam por não formar esse grupo até por que nem sempre esse grupo é necessário. Alguns Líderes preferem ficar em grupos de catapultas e outros em grupos de kill.

- Para descontrair um pouco, alguns líderes optam por colocar nomes mais engraçados nos grupos. Ex: Grupo de Kill, chama-se “Grupo Baygon”.

Obs.: O Clã União utiliza apenas tres tipos de Grupos, os quais consistem em Ataque, Defesa e Contenção. Comparativamente, o grupo de Ataque é constituído Pelo Grupo da Catapulta. O Grupo de Contenção É constituído pelo Grupo de Kill e o Grupo de Stuns, Sua Função é abrir caminho para o Grupo de Ataque, auxiliando este no que for preciso para entrar com segurança dentro do castelo inimigo. O Grupo da defesa é feito por um Grupo de Kill e outro Grupo Tático para debufar o Bárbaro que conseguir avançar ao castelo.

___Organização das Linhas___


- Cada Linha é responsável por um caminho, logo temos 3 linhas. 1, 2 e 3 ou A, B e C ou Esquerda, Meio e Direita.

- Os grupos são divididos nessa linha.


___Voz de Comando___


- É a informação que o líder do grupo ou o líder da guilda passa aos seus membros.

- Somente os Líderes dos grupos podem passar essas informações.

- A informação deve ser clara e objetiva.

- Exemplos:
“Avançar por (meio, esquerda ou direita)” – Significa que deve dirigir seu grupo para esse local e avançar pelo caminho correspondente a ordem. É uma ordem de ataque dirigida por um caminho.
“Recuar para o forte” – Defender o forte, que possivelmente estará sendo vítima de um ataque ou tomar uma atitude defensiva vista um nível maior da guilda inimiga para tentar forçar um empate por tempo.
“Meu Target” – Talvez seja o que mais se utiliza em um Grupo de Kill. O líder do grupo apenas que deve falar essa voz de comando, indicará que você deve atacar quem o líder do grupo atacar.

Existem mais vozes de comando, estes são os exemplos principais.


Planejamento Tático: Estratégia, Sistemas e Manobras.

___Estratégias___


- A Estratégia consiste em organizar os grupos de acordo com a necessidade da situação em que se encontra guilda durante o desenrolar da TW.

- O responsável pela elaboração da Estratégia cabe apenas ao Líder, ele pode optar por escolher pessoas da sua confiança e as que se mostrarem apitas a desenvolver tal atividade.

- Como já foi dito questionamentos do que fazer na hora da guerra não serão permitidos, pois dificultará a decisão do Líder. Questionamentos só na Reunião Geral e devem ser acompanhados de bons argumentos para que não seja um questionamento vazio e sem fundamentação.

- Sephz (2008) nos mostra 2 Modos de Estratégias dividas em 2 Tipos cada uma. Modo de Ataque (Ataques Out-Fort e Ataques In-Fort) e Modo de Defesa (Ataque Out-Fort e Ataques In-Fort). Irei colocar um modelo de como os grupos podem se organizar nos mapas para realizar cada uma delas.

- A defesa sempre se sobrepõe ao ataque (A Arte da Guerra). A defesa só é rompida quando o ataque é perfeito, muito eficiente ou simplesmente não existe defesa. Na TW a defesa é eficiente, pois ao morrer você já estar no território de defesa. Diferente do ataque que ao morrer, se você tiver salvado o totem, você estar apenas próximo da área de combate e não nela exatamente.

___Sistemas___


- È como os Grupos se organizam para realizar uma função.

- Capitães e Majores devem orientar seus grupos para esse posicionamento.

Ex:
Sistema Defensivo.
A disposição do posicionamento dos grupos para defesa do forte. Onde cada grupo se localiza dentro do ambiente para efetivar uma defesa.
O Grupo de Stum no vão do portão para stunar a Catapulta. O Grupo de Kill em cima do muro para matar quem se aproxima. O Grupo Tático debuffando o Homem da catapulta Inimiga.

___Manobras___


- A partir do Sistema, é como este grupo irá se movimentar.

- Somente o líder do grupo (Capitães e Majores) poderá guiar uma manobra através da Voz de Comando. O líder do grupo receberá ou estará a par da estratégia na hora do combate quando o líder da guilda (Marechal e General) o informar. Os líderes do grupo dirão os comandos recebidos ao resto do grupo na hora da ação (não é aconselhável falar na hora da TW, somente a voz do líder do grupo deverá ser ouvida para que não haja confusões de comando colaborando, assim, para a manutenção da hierarquia dentro da batalha).

Ex:
Sistema Ofensivo.
A Maneira de como se faz a proteção da catapulta para que ela seja levada até o Prédio Central (o Cristal). A partir do sistema montado, a manobra, está relacionada à como esse sistema irá se movimentar.
O Grupo de Stum anulando a defesa do inimigo para que o grupo de Kill possa eliminar essa defesa. Consequentemente os Homens da Catapulta avançando logo atrás com os Sacerdotes curando esse Homem e outro Grupo de Kill protegendo os Sacerdotes.

- O entrosamento (sincronia) da guilda com o seu grupo e com o membro é fundamental para o sucesso de um ataque e execução de manobras tanto defensivas quanto ofensivas.

___Posicionamento dos Sistemas___


Nesse tópico, irei mostrar algumas táticas básicas usadas numa TW. Vale lembrar que todos esses esquemas são comandados pelo líder em caso de necessidade.
Essa formação é apenas ilustrativa, melhorando a didática do planejamento de Guerra. Você que almeja um dia obter um cargo de comando na SSGT precisa ter esse tipo de conhecimento básico em mente.
Não será divulgada táticas especiais, somente as mais básicas somente para elucidar a organização de grupos em TW.

Defesa Básica In-Forte Dividida em 3.

GUIA INTERMEDIÁRIO P/ TW By: EndWorld (Ex-Major da SSGT) 23582994


Figura 2

- Muito utilizada quando o ataque é triplo, ou seja, as linhas inimigas dividem seu ataque para penetrar em um dos portões e concentrar o ataque no portão que estar mais vulnerável.

- Podemos perceber que numa defesa não é necessário o uso de catapultas. Somente quando se planeja um ataque. É importante que o grupo de catapulta fique sempre preparado para uma ordem de avançar.

- É uma defesa vulnerável, mas eficiente somente se o ataque vier dividido também. Em um ataque concentrado em uma das linhas, a defesa deve se concentrar nessa linha.

Defesa Básica Out-Forte Concentrada no Meio.

ERRO


Figura 3

- Utilizada para defender antecipadamente um ataque pelo meio evitando que chegue ao forte. Nesse tipo de defesa, dependendo do avanço desse pelotão, já pode considerar um ataque e as trazer as catapultas.

- Enquanto as duas guildas estão concentradas no meio, pode-se arriscar um ataque pelas laterais com um grupo de catapulta e outro grupo para dar suporte, já que as laterais estarão mais vulneráveis que o centro.

- Vale lembrar que quem estar atacando é quem leva catapultas em seu pelotão. No caso da Figura 3, não vemos todos os grupos de catapultas concentrados no pelotão e sim tentando um ataque lateral.

Ataque Básico Out-Forte Parcialmente Dividido.

GUIA INTERMEDIÁRIO P/ TW By: EndWorld (Ex-Major da SSGT) 86745198



Figura 4

- É o Ataque mais comum. Forçando o adversário a recuar, este ataque visa sobrecarregar a estratégia de ataque do adversário impedindo-o de avançar se sua defesa também estiver dividida.

- Se a defesa estiver concentrada em uma das linhas, e se essa linha estiver sem ataque proporcional, quem estar defendendo pode arriscar um ataque por essa linha.

- Grupo de Stum e Kill são importantíssimos na facilitação da entrada das catapultas. Estes grupos devem abrir caminho para as catapultas.

Ataque Básico In-Forte.

GUIA INTERMEDIÁRIO P/ TW By: EndWorld (Ex-Major da SSGT) 37970462


Figura 5

- Depois que dominar o forte, é de extremísima importância proteger mais ainda as catapultas. Fazer uma barreira para ninguém chegar perto dos Homens da Catapulta deve ser um objetivo claro e inquestionável.

- Bastante cuidado ao avançar de mais no forte inimigo, pois existem as Torres de HK (Hit KiLL) são indestrutíveis então mantenha-se sempre fora do range dessas torres.


Fontes e Informações:

Fórum da SSGT e Experiências pessoais em TW na SSGT .

Tutorial feito por EndWorld (Saladino).

Parabéns Sephz pela iniciativa de elaborar tutoriais referentes à TW.

Saladino
Saladino
Admin
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos